EnglishPortuguese

Nosso Blog

O que é ser vegano? Conheça e saiba como ele se diferencia do vegetarianismo

Cada vez mais pessoas têm buscado uma alimentação mais saudável e natural e isso é ótimo para a saúde. Além dos benefícios para o organismo, alguns optam pela reeducação alimentar para auxiliar na perda de peso, por questões éticas ou, até mesmo, por motivos religiosos – como é o caso da alimentação kosher. Mas é verdade que, entre tantas variações, algumas pessoas acabam se confundindo com os termos. Entre os defensores dos animais e aqueles que buscam um estilo de vida que não traga sofrimento a outras espécies, é muito comum encontrar vegetarianos e veganos. Mas você sabe o que realmente é o veganismo e a diferença entre essas duas palavras? Vem conferir!

Afinal, qual a diferença entre vegetarianismo e veganismo?
Antes de tudo é preciso entender que o vegetarianismo se refere à alimentação à base de vegetais – ou seja, sem carne ou produtos de origem animal -, já o veganismo vai além da dieta. Ser vegano significa que você não consome nada de origem animal nem na alimentação nem em outros aspectos, como vestuário e produtos de beleza. Existem algumas categorias de vegetarianismo, e as principais são:

1 – Ovolactovegetariano: são as pessoas que optam por não comer nenhum tipo de carne, mas ainda consome alimentos derivados de animais – como ovos e laticínios.

2 – Lactovegetariano: aqueles que, além de não consumirem carne, eliminam o ovo da dieta. E isso inclui os alimentos que usam ovos na preparação, como alguns tipos de massa.

3 – Vegetariano estrito: além das carnes e ovos, os vegetarianos estritos não consomem nenhum produto de origem animal na sua alimentação, como os laticínios, mel ou queijos.

4 – Vegano: o veganismo vai além da alimentação. Então, além de não comer carne e nenhum produto de origem animal, os veganos não utilizam cosméticos testados em animais, roupas e sapatos de pele, nem frequentam parques ou atrações que utilizam animais em seus espetáculos.

Por que adotar uma dieta à base de plantas?
O principal motivo que leva as pessoas a adotarem uma dieta vegetariana ou o estilo de vida vegano é a compaixão pelos animais. Vegetarianos e veganos buscam uma alimentação que não explore os animais e não contribua, de nenhuma forma, para o sofrimento deles. Por isso, a eliminação do consumo dos produtos de origem animal – além de buscar uma alimentação mais saudável – é, para muitos, uma questão ética.

Lembre-se que, independentemente do tipo de alimentação que você adotar, é importante sempre priorizar a sua saúde e procurar um nutricionista toda vez que quiser fazer alterações na dieta.

Está gostando do nosso conteúdo?Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram